terça-feira, 15 de novembro de 2011

''Que profissão seguir?''Eis a dúvida cruel

Desde que o mundo é mundo, o ser humano tem dúvidas, e esse sentimento só piora quando o assunto é ''profissão''. O pensamento profissional nos acompanha desde criança, geralmente as profissões escolhidas são: veterinário, bailarina, bombeiro, policial, professor. Quando entramos na fase de entendimento já pensamos em uma carreira de sucesso e na remuneração, e é nessa fase que começam as dúvidas cruéis ‘’Que profissão seguir'','' dinheiro ou felicidade na profissão escolhida’’. E nos do sensação do Acy estamos aqui para ajudar você nessa hora.

1 – Tenha conhecimento sobre seus dons e facilidades. Saiba lidar com a sua vocação. Por mais que haja esforço, se você odeia física pode encontrar muitas dificuldades querendo ser um engenheiro astrônomo. Esteja atento às disciplinas de sua preferência e procure determinar situações em que sabe resolver problemas com mais desenvoltura e facilidade.

2 –Trace um planejamento. Para muitos é uma questão difícil, mas tenha objetivos e saiba o que esperar do futuro de sua profissão. Você quer ser bem sucedido? Que fazer o que gosta mesmo com poucas chances de ficar milionário? Tenha os pés no chão e saiba diferenciar suas aspirações entre sonho e realidade.
3 – Esteja atento ao mercado de trabalho. Faça uma projeção do quadro de mercado que irá encontrar quando formar-se, em 4, 5, ou 6 anos. Avalie se o mercado já está saturado, se você terá de especializar-se para poder ingressar com mais facilidade ou se haverá área para a sua atuação.Cuidado com as profissões que estão “em alta”. Oscilações podem fazer com que alguns cursos em evidência sejam a profissão de futuro ou desatualizem-se com o passar do tempo.
4 – Analise a partir de diversas perspectivas. Se você tem planos de morar no exterior, também pesquise as condições do mercado de trabalho de outros países. Enquanto a muitos “tipos profissionais” formando-se no Brasil, outros países apresentam déficit de profissionais como enfermeiros, por exemplo. E busque sempre aperfeiçoar-se em um idioma estrangeiro.
5- Faça uma análise da evolução da profissão. Hoje, médicos já não exercem o mesmo papel que exerciam há décadas atrás. Já existem cirurgias que são feitas com ajudas de máquinas que mais parecem robôs. São inúmeras inovações e tecnologias que transformam o papel do profissional.
6- Nunca despreze o fator felicidade. É ele que garante que você terá sucesso em sua profissão , fazendo o que você gosta.



Fonte:www.mundovestibular.com.br
Postado por:Elisa Almeida

4 comentários:

  1. Olá blogueiras, esse assunto é muito bom!! Pois todos os jovens tem essa duvida. Parabéns pelas postagens, são muito boas. bjos

    ResponderExcluir
  2. essa é a pergunta que não quer calar?
    gostei da postagem, ajudou bastante!!
    bjos o blog é otimo!!!

    ResponderExcluir
  3. digamos que vcs sao demais adorei e vou levar as dicas........ beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentarios, e podem ter certeza q nos vamos estar sempre ajudando vcs.
    Com duvidas é so nos perguntar!

    ResponderExcluir