quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º De Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a'' Aids''!



Por que dia 1º de Dezembro é comemorado o dia da prevenção da ‘’AIDS’’?
Essa data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.


O que significa a sigla ‘’AIDS’’?

A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome.

Como se pega a ‘’AIDS ’’? 

O vírus do HIV é transmitido pelo sangue e pelas secreções. Porém, é mais comum ser disseminado pelo ato sexual com um parceiro que esteja infectado. Nas relações sexuais (anal , vaginal ou oral); nas transfusões de sangue onde o mesmo estiver  contaminado; no uso de agulhas e seringas; materiais de acumputura, tatuagens e outros objetos perfurantes e cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação,  caso a mãe esteja contaminada. O HIV tem sido detectado na saliva de indivíduos infectados, embora não exista evidência de que o vírus possa ser transmitido por este meio.

Quais os sintomas da ‘’AIDS’’?

A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso.

Como saber se é portador(a) da doença?

Uma pessoa pode saber se é ou não portadora do vírus da AIDS por meio de exames que detectam a presença de anticorpos contra o vírus, ou que detectam a presença do próprio vírus. Ser portador do vírus não significa que a pessoa desenvolverá necessariamente a doença. O vírus permanece inativo por um tempo variável, no interior das células  infectadas e pode demorar até 10 anos para desencadear a moléstia.

Qual o tratamento da ''AIDS''?


Apesar de ser uma doença que ainda não tem cura, existe tratamento eficiente e que controla a doença. Pessoas portadoras do vírus HIV devem procurar ajuda médica, tentar conhecer a doença e jamais perder a esperança, afinal, de 1981 até hoje, já se passaram muitos anos, estamos num novo milênio e a medicina evolui a cada dia.
   
Como se prevenir? 

Para você prevenir a aids, a coisa mais prática, rápida e barata é comprar uma camisinha ou até mesmo ganhar do governo.  Ande sempre com a camisinha por que você nunca  saberá  a hora que poderá rolar algo.
Outra forma de prevenir a aids é você não fazer sexo. Porém, isso é quase impossível, mas a ciência promete revolucionar ao lançar o gel que pode prevenir a aids, que já está sendo testado nas macacas e parece estar funcionando.




Fonte:www.aids.gov.br/
Postado por: Elisa Almeida



10 comentários:

  1. Olá blogueiras, mais uma vez vocês acertaram no assunto! Todos nós já ouvimos falar de AIDS mais inda temos algumas duvidas! é um problema antigo, mas que sempre deve ser lembrado. Bjos a todas (:

    ResponderExcluir
  2. ok..ta mais tudo isso foram vcs que criaram?não né então coloca as fontes ta bom.......c.m

    ResponderExcluir
  3. COMO SEMPRE TOCANDO NOS ASSUNTOS Q MERECEM SER FOCADOS, POIS QUANTOS MAIS SABERMOS SOBRE ESSA DOENÇA MAIS EVITAREMOS Q ELA OCORRA.. BJOS GAROTAS;-)

    ResponderExcluir
  4. nossa valeu vc acertou em cheio isse e um assunto que merece a maxima atençao valeio a dica............

    ResponderExcluir
  5. Ola menininhas! bom o assunto e otimo pois sempre e bom fik por dentro deste assunto... e muito interessante!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de lermos muito sobre o assunto muita gente tem duvidas, e é sempre bom cada dia termos informaçoes sobre varias doenças que "rolam" por ai. Muito importante esse assunto! Bjus garotas!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Temos que ter conciência e responsabilidade pois em alguns momentos acabamos nos deixar levar por impulso ou por conversas fiada de alguem mau intencionado, tanto as moças como os rapazes tem que si preocupar com a sua saúde ou seu futuro. Usem camisinha si decidirem ter algum tipo de relacionamento, mas eu alerto é sempre bom pensar bem si a pessoa é realmente confiavél. Si cuidem meninas, pois na hora é uma maravilha mas depois que vocês arrumarem uma gravidez indesejada ou uma doença a pessoa que você confiou acaba virando as costas! Pensem.

    ResponderExcluir
  8. Agradecemos a todos pelos comentarios. Esse tema bastante discutido pois alem da aids existe outras doenças acarretadas pelo sexo.

    #Use e Abuse de preservativos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa genre o conteudo ta fraco inovem..mais lá

    ResponderExcluir
  10. Pode deixar vamos inovar bastante, não perca postagens super bacanas.
    valeu!!!

    ResponderExcluir