quinta-feira, 7 de outubro de 2010

De frente com Mary Sônia

Sensação do Acy: Há quanto tempo você trabalha na escola Acy Barros? E com qual disciplina?

Mary Sônia: Trabalho nesta escola desde 2005.  Atuando como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. E desde 2007, estou trabalhando como facilitadora no Laboratório de Informática.

Sensação do Acy: Como é o seu relacionamento com os outros professores?

Mary Sônia: É uma convivência  baseada no respeito e companheirismo. Procuro ajudar no que posso. Claro que com alguns temos uma proximidade maior e com os outros, falta oportunidade de conviver mais, pois o corre-corre diário não favorece maior aproximação.

Sensação do Acy: De que forma a comunidade escolar pode utilizar o laboratório de Informática.

Mary Sônia: Desde que estou lotada no Laboratório, tenho procurado conscientizar alunos e professores para uma utilização adequada deste espaço. O ideal é que o laboratório seja utilizado para desenvolver atividades dos professores com a turma. No entanto, poucos professores acompanham seus alunos a este espaço de aprendizagem. O que acontece, na maioria das vezes, é que os professores solicitam apenas pesquisa para os alunos. E o laboratório perde sua principal característica que é a de ser um espaço de interação, onde os professores assumem o papel de mediadores entre os alunos e a aprendizagem.



Sensação do Acy: O que é proibido na sala de informática?

Mary Sônia: Não gosto muito da palavra PROIBIR. Penso que mais adequada neste contexto seria a palavra REGRAS.  O laboratório, como qualquer outro espaço, tem suas regras, as quais devem ser seguidas para que tenhamos uma boa convivência nesse ambiente. Dentre as quais  destacam-se:

Manter sempre o ambiente limpo e organizado. Para isso, sempre que utilizar o laboratório, o usuário deve desligar corretamente a máquina e recolocar as cadeiras no lugar e, principalmente, deve recolher o lixo das bancadas.

Não ingerir alimentos quando estiver utilizando a máquina;

Não desconectar cabos, mouse, teclados, etc.

Não entrar em sites de relacionamento, exceto, se for em alguma atividade pedagógica;

Não é permitido jogos sem fins educativos;

Sensação do Acy: Qual a importância do Laboratório de Informática para a escola?

Mary Sônia: Acredito que a sociedade passa por muitas mudanças ocasionadas em grande parte pelo avanço dos recurso tecnológicos e a escola não pode ficar à margem disso. Favorecer o contato dos professores e alunos com os recursos tecnológicos que há na escola pode contribuir para que tenhamos aulas mais dinâmicas, divertidas e muito mais produtivas.

Sensação do Acy: Na sua trajetória aqui na escola Acy Barros, o que a deixa mais feliz e o que a deixa mais triste?

Mary Sônia: Tenho uma relação de amor com essa escola. Desde que vim trabalhar aqui, tenho procurado exercer minhas atividades com entusiasmo, apesar dos obstáculos que precisamos superar de vez em quando. Meus melhores momentos são quando consigo alcançar sucesso nos projetos desenvolvidos juntamente com meus colegas professores, gestores, coordenadores pedagógicos e principalmente com meus alunos, como: Sarau Literário: Marabá em Versos,  o Sarau, Os Cantos do Norte , Projeto Meio Ambiente no Contexto Escolar e o projeto Nosso Blog é 10. Isso me deixa MUITO FELIZ. Mas fico MUITO TRISTE  quando, mesmo sem querer, tenho alguma atitude que magoa alguém.




6 comentários:

  1. legal a etrevista com ela espero que vcs ganhe
    lais

    ResponderExcluir
  2. foi uma entrevista e tanto ...adorei, foi umas das melhores entrevistas com os professores se nao foi a melhor .

    ResponderExcluir
  3. foi muito bom ter feito messa entrevista para sabermos quem sao os nossos professores ,conhecermos um pouco mais isso sempre bom

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal do sensacoes de Acy, eu gostei muito do Blog de voces, do templates, designe e os recursos nele contido, voces escrevem bem, e as materias sao super interessanrte.
    Porem a um ponto diferente do meu, pois o blog de voces faltou de interatividade com os leitores. Mas o resto esta tudo otimo, vcs merecem o 2 lugar.

    abracos Rauge Lima vencedor em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, meninos blogueiros, pelo empenho e dedicação de vcs. Contem sempre comigo. E a pizza???????????

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal do sensação do Acy, o blog de vocês está muito legal, gostei muito dos recursos que vocês utilizaram.Concordo plenamente com o meu amigo Rauge, faltou um ponto fundamental, a interatividade.Mas fora isso o blog de vocês está espetacular, vocês mereceram realmente o 2° lugar.

    Abraços,Cleysson Mendes,vencedor em 3° lugar.

    ResponderExcluir